As novas tecnologias de telecomunicação vieram para revolucionar o relacionamento médico-paciente, existem vantagens e limitações para este tipo de assistência médica.
A teleconsulta é um dos subtipos de telemedicina caraterizado pelo atendimento a distância entre médico e paciente realizado através de uma plataforma de videoconferência.
Este tipo de serviço tem várias vantagens como:
· Dispensa o deslocamento do paciente desde sua casa até o consultório ou hospital onde o médico se encontra.
· Permite atendimento em lugares remotos com falta de especialistas.
· Auxilia no acompanhamento de longo prazo do paciente evitando a perda do acompanhamento por seu médico de confiança.
· Você pode acessar ao seu médico de confiança mesmo viajando para outros lugares.
· Para os pais de primeira viagem que tem sempre muitas dúvidas quanto ao estado de saúde do filho podem ser muito útil.
· Por último neste período de pandemia evita a exposição do paciente a lugares com maior contaminação pelo Covid-19, como as urgências dos hospitais.
Entre as limitações podemos ressaltar as seguintes:
· Limita a realização do exame físico num primeiro momento.
· Depende da qualidade da conexão à internet pelas duas partes para uma boa interação médico-paciente.
· O paciente ou acompanhante devem ter um mínimo de habilidades com tecnologias com o celular, ou computador para acessar a consulta.
Estas limitações serão melhoradas com o decorrer do tempo, várias tecnologias estão sendo criadas para acessar os sinais vitais do paciente, acessar a fotos do ouvido, nariz e garganta através de minicâmaras, aferir temperatura, saturação de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, pressão arterial em casa já é uma realidade.
Finalmente, devemos considerar o seguinte. “A Teleconsulta não veio para substituir a consulta presencial e sim para complementar o atendimento e acompanhamento do paciente”.
Desde que seja feito com ética e garantia de segurança dos dados do paciente, a teleconsulta pode tornar nosso atendimento mais humano e acessível a todos.